sábado, 19 de dezembro de 2009

CITAÇÕES DE UMA VIDA INVENTADA

Uma das coisas que mais me fascina durante a leitura de um livro é lê-lo com calma, sem pressa, refletindo em cada palavra, cada frase, cada pensamento. Sublinhar as partes que mais me tocaram, parar a leitura após um trecho que me deixou sem ar e repeti-lo diversas vezes na minha cabeça, remoendo-o até que esteja pronto para ser digerido depois de totalmente destrinchado e saboreado pela minha alma.

Hoje, guardando alguns objetos para mais uma mudança em minha instável e insana vida, me deparei com o livro da Maitê Proença lançado no ano passado: Uma vida inventada - memórias trocadas e outras histórias. Como faço com a maioria de meus livros, sublinhei neste algumas citações que mexeram comigo, que me disseram algo mais além de narrar uma silmples história e relendo esses trechos percebi que são incrivelmente verdadeiros e que se encaixam com perfeição no momento que estou vivendo.

Decidi então postá-los aqui, pra compartilhar com vocês palavras de Maitê que faço minhas:

" Tem um congestionamento aqui dentro de mim. São muitas pessoas querendo falar, se exibir, se expressar. Achei que estava entrando num período de calmaria, a maturidade afinal, e de repente esse furacão."

" A culpa faz a gente pensar que todo mundo está olhando nossos pecados."

" ... A gente gasta um tempo danado seduzindo os outros. É uma espécie de vício que se aprende quando criança e que vamos sofisticando ao longo da vida."

" Nada alivia tanto quanto o entendimento minucioso dos fatos que levaram a uma dor - como em tudo, só o conhecimento traz a cura."

" Há pessoas que só sabem amar na tensão, vivem às turras e assim se realizam. O sentimento tranquilo e pacífico, que para tantos é a forma ideal, para eles nada significa - o amor tem faces múltiplas e há aspectos que vêm com a violência embutida."

" A gente cai, levanta, uns seguem de perna quebrada, outros de miolo mole e muitos vão sem coração. Mas cada um vai como pode."

"Não existe sentimento mais forte que uma imensa paixão. A gente sofre, cega, emburrece, se adoenta, sara. E depois, como se nada houvera, se apaixona de novo. A paixão não aprende com a paixão."

"Os moralismos que servem para acusar nunca servem nos acusadores. As pessoas têm justificativa para suas atitudes."

" Apesar de tristes são bonitas as mentiras que as pessoas criam para seguir. Um sopro de glória, uma pitada de grandeza, um toque de graça, qualquer coisa vale, que eleve a mediocridade a patamares mais aceitáveis. Há muita dor nisso de ser jogado numa existência amesquinhada, sem saída e quase animal, mas com a consciência humana para perceber sua condição. É de um cinismo cruel. Nunca entendi por que são tão poucos os suicídios no mundo. Digam o que disserem os religiosos, não pode ser outra coisa se não legítimo dispor do próprio corpo para interromper o intolerável. E há tantos momentos intoleráveis."


7 comentários:

Matheus Galvão disse...

Esses dois me deixaram boquiabertos! É assim mesmo...

" A culpa faz a gente pensar que todo mundo está olhando nossos pecados."

" ... A gente gasta um tempo danado seduzindo os outros. É uma espécie de vício que se aprende quando criança e que vamos sofisticando ao longo da vida."

Gleise Erika Cavalli disse...

Realmente são perfeitas as palavras da Maithê!
Também gosto de grifar e copiar os trechos na minha agenda pra ficar lendo depois. Parece que o autor escreveu aquilo justamente pra nós né ..

Priscila disse...

ual . frases maravilhosas demais .
Ao ler um livro , eu também anoto as frases que me chamam a atenção ,e ainda tenho uma mania de anotar a página do livro .
ótimo post .

Marcus Alencar disse...

Eu achei cada frase muito tocante ao seu modo, com sua peculiaridade. Todas, de um certo modo, são o resultado de reflexões muito importantes para que nós possamos olhar para dentro e repensar atitudes e comportamentos.

Macaco Pipi disse...

PUTZ
ME DEU UMA GRANDE IDÉIA PRA FILME :D

disse...

Olá querido... posso dizer? Estou adorando seus textos sobre livros.
Lembra qdo eu postei sobre "Desculpa se te chamo de amor". Você leu????

Sobre Oscar Wild, você já chegou ao fim? Eu já tive o prazer de ler esse livro... fabuloso!!!

Beijos e mais beijos...

Anônimo disse...

O que dizer que já não tenha sido dito?!
Dentre todas,aquela que estou sentindo na pele que realmente diz tudo de todas as citações é:
" Tem um congestionamento aqui dentro de mim. São muitas pessoas querendo falar, se exibir, se expressar. Achei que estava entrando num período de calmaria, a maturidade afinal, e de repente esse furacão."
Fases?! O que seria de nós sem essasluas inconstantes heim?!

Grande abraço...estarei aqui aguardando ansiosa por cada vôo que deres!